fbpx

Team Building em Bariloche

Venha conhecer de perto a experiência do team building em Bariloche! Nesta história, escrita em primeira pessoa, mergulhe em um ambiente inspirador onde colegas fortalecem laços enquanto desfrutam da deslumbrante paisagem da Patagônia. Um relato de crescimento pessoal e profissional!

O Conflito

Eram oito e vinte da manhã. Eu estava dirigindo pela Av. Libertador e sabia que estava atrasado para a reunião das nove na empresa. O rádio falava que havia um “piquete” no centro da cidade e… eu já não podia escapar. Melhor -pensei depois-, porque desde que o Ignacio chegou ao departamento financeiro, cada ponto do meu plano de marketing se transformava em uma discussão interminável. E não tinha jeito.

Nem tudo estava bem com Karina também. Com ela não chegávamos a um acordo sobre o desenho da campanha para o lançamento da próxima temporada. Além disso, ela tinha seu próprio time e queria impô-lo ao meu. O problema era que ambos tínhamos a responsabilidade na apresentação para Steve, que chegava dos EUA naquele dia, à tarde.

Todos sabíamos que quando as visitas do Norte chegavam, desde que desciam do avião, além de alimentar os temíveis fantasmas da “venda” ou da “compra” em fusões megacorporativas, começavam a trabalhar diabolicamente aplicando inflexivelmente a lógica muito puritana do “budget”.

Valeria, do departamento de recursos humanos, já vinha destacando nossas deficiências para resolver este e outros problemas de comunicação, bem como a dificuldade para construir unidades de trabalho mais eficientes. Do ponto de vista dela, não havia dúvidas sobre a terapia que deveria ser aplicada: “…aqui é necessário realizar uma ação de team building em Bariloche”. E ela não hesitou em expressar isso naquela tarde na reunião com Steve, que pragmaticamente concluiu: –“O kay, just do it”-.

O Esquema

Eu já tinha ouvido falar dessas atividades realizadas em áreas suburbanas da Grande Buenos Aires. Mas a expectativa que essa proposta despertou, diferente por ser realizada em um cenário tão deslumbrante quanto Bariloche, realmente provocou uma atitude extremamente positiva, na hora de dar o meu melhor, para me envolver totalmente no evento.

Devo confessar que me sentir fora do meu ambiente habitual, onde tenho estabelecido o meu “sistema”, um pouco automático talvez, para enfrentar a solução dos problemas cotidianos, me provocou uma leve sensação de insegurança. Mas, ao mesmo tempo, devo admitir que esse atavismo era um dos paradigmas a serem quebrados. Por outro lado, todos nós estávamos nas mesmas condições; então eu já começava a entender que meus recursos estariam disponíveis através da melhor ligação que eu pudesse estabelecer com meus colegas.

A encantadora pousada localizada à beira do lago Nahuel Huapi se transformou em uma sede privilegiada para nossa empresa onde, imediatamente e depois de aproveitar um esplêndido almoço, começamos a receber as instruções da atividade proposta para o dia seguinte.

Todos os participantes foram divididos em dois grupos, Pumas e Raposas, que teriam como objetivo competir pela conquista de um território delimitado pela foz de dois rios, em uma extremidade do lago.

Fui designado para integrar a equipe dos Pumas, dentro da qual, assim como nossos rivais circunstanciais, deveríamos formar três comissões: os Bikers, os Exploradores e os Engenheiros. Depois de sermos transportados para diferentes pontos desse cenário extraordinário, cada uma dessas comissões deveria competir, contra sua comissão oponente, pela busca de uma série de estacas de madeira dispostas no terreno, cujo objetivo seria fornecer recursos ou vantagens comparativas a quem tomasse seu controle. Sobre este ponto, só nos disseram que esses elementos agiriam modificando a situação parcial de cada comissão em seu respectivo cenário. Mas começávamos a entender que isso provocaria a necessária interação entre os membros de nossa equipe, de modo que decidimos delinear nossa estratégia.

Para ser franco, nesta fase pensei que tudo isso acabaria nos decepcionando como grupo, mas felizmente, o desenho desta atividade previa a valiosa contribuição de treinadores e guias para o melhor desempenho em cada um desses papéis, permitindo assim descobrir e atribuir habilidades de maneira mais eficiente em cada comissão.

Com alguma reserva no início, mas encontrando razoáveis os irrefutáveis argumentos dos meus colegas de equipe, concordei em integrar a comissão dos Bikers: –“Vamos Tato, não desista”- disseram-me –“Você não fuma, é magro, e… de vez em quando você pedala, não é?”-.

Na verdade, os que me convenceram foram Pedro e Miguel, os guias de mountain bike, que afirmaram que percorreríamos não mais do que 4 a 5 kms. de uma área um pouco irregular, mas com uma paisagem alucinante.

Nesse ponto, quem me preocupava era a Amalia. Na empresa, ela era uma leoa; chegou a chefe do departamento de vendas depois de fazer uma carreira brilhante. Mas estava perto da idade de se aposentar, e tinha alguns quilinhos a mais. Essas características a levaram a ocupar um papel de menor exigência física, mas de maior valor estratégico dentro do grupo de Engenheiros.

Assim, de acordo com a nossa área de ação, fomos recebendo a instrução técnica correspondente. Tanto Bikers como Exploradores tivemos que nos capacitar sobre orientação no campo, interpretação de mapas e folhas de rota, e atender ao reconhecimento dos materiais a serem utilizados, como bússolas e bicicletas.

Os Engenheiros teriam a delicada missão de planejar o dispositivo para operar a travessia dos rios, tarefa que deveriam realizar selecionando e utilizando os materiais disponíveis para esse fim, como cordas, polias, mosquetões, madeiras, câmaras de ar, botes, remos, etc. Tudo isso seria oferecido em leilão pelos organizadores do evento.

Durante o jantar, nos envolvemos em uma divertida troca de provocações entre as equipes, demonstrando mais confiança do que a realidade e descontando a nossa vitória.

Mas intimamente, embora todos soubéssemos que se tratava de um jogo, desejávamos que fosse realmente útil para apontar muitas das nossas dificuldades recorrentes e conhecidas.

O Desenvolvimento

Felizmente, a manhã acordou muito bonita, um pouco fresca, mas ideal para se motivar, sacudir a preguiça e entrar em ação. O barco que nos levaria, a partir das 8h30, esperava amarrado no cais da pousada. E ao sinal de partida, iniciamos a experiência.

Bikers e Exploradores de ambas equipes embarcamos às 9h15 em ponto, já que os Engenheiros seriam transportados por terra até a sua área de trabalho. O conforto do navio permitia que tanto Raposas como Pumas tivéssemos privacidade para continuar nossos debates internos e celebrar acordos com nossos rivais. Fomos distraídos pela maravilhosa paisagem que tínhamos a oportunidade de desfrutar; e à medida que nos aproximávamos do ponto de nosso desembarque, a excitação provocada pelo ambiente aumentava.

A manobra para desembarcar com nossas bicicletas foi realizada com muita habilidade e profissionalismo por nossos assistentes, pois se tratava de uma praia de areia, dentro de uma baía deserta e sem qualquer infraestrutura.

O barco se afastou, levando os Exploradores para o seu destino desconhecido, em algum lugar provavelmente tão inóspito quanto o nosso. E lá ficamos… os Bikers de ambos os lados, munidos de mapa, bússola e folha de rota, para iniciar nossa peregrinação desolada.

team building em bariloche

Sem dúvida, os guias estavam conosco, mas agora não atuariam mais como tais, mas apenas num plano de estrita contenção, e só em última instância e se necessário, revelariam a conveniência de corrigir o rumo.

E agora… para onde vamos! -pensamos todos- Mas depois de um tempo, deliberando e hesitando, encontramos o caminho que nos devolveu a confiança. As coisas começavam a ficar mais claras e, com o Ignacio como navegador, fomos interpretando os acidentes do terreno que refletiam os mapas: – árvore caído à direita”; –“grupo de arbustos”; -“três troncos que atravessam a trilha”; –“bifurcação para a captura de estacas à esquerda”; -“Estaca Nº 1 a 200 passos desde o caminho real” (…) Achei, achei, …aqui, aqui!!” -gritei ansioso- “-Temos o primeira estaca!!”.

Com legítima ansiedade, abri o envelope que encontrei preso a uma estaca, à beira da trilha, e li seu conteúdo para o resto da minha equipe: -“Vale por 1.000 reais para integrar ao patrimônio da equipe”. Olhamos uns para os outros incrédulos, sem entender ainda a utilidade deste recurso, mas continuamos avançando à espera de encontrar a oportunidade de aproveitá-lo.

Nossos rivais Raposas não ficavam parados. À distância, ouvimos a celebração que evidenciava a conquista de alguma outra estaca para a equipe deles.

team building em bariloche

Depois de um tempo, Pedro, um dos nossos guias, se aproximou para nos dizer que tínhamos uma comunicação por rádio da área que os Exploradores estavam percorrendo, onde a Karina, juntamente com nossos colegas Pumas, nos transmitia que haviam encontrado a estaca cujo conteúdo nos dava o direito ao uso do rádio, para toda a equipe em suas respectivas áreas de tarefas.

Surpreendentemente, interveio a Amalia, e de sua posição em Engenheiros nos comunicou em conversa triangulada, que não tinham recursos suficientes para “comprar” os materiais necessários no momento de facilitar a travessia dos rios, e cuja dificuldade deveríamos superar mais adiante. Então, compreendemos a utilidade da nossa primeira descoberta: –“Você se arranja com 1.000 reais” –falou o Ignacio–.

O desenvolvimento que a experiência já estava tomando nos provocava um forte estímulo. Continuamos o percurso que o mapa indicava, atravessando um cenário virgem, agreste, de topografia irregular e, sem dúvida, muito mais difícil do que o habitual para mim, mas possível, maravilhoso e muito motivador.

Com esse espírito, fomos percorrendo o itinerário proposto, encontrando estacas, perdendo o rumo, recuperando-o, discutindo e propondo. Até que o rio se apresentou como o último obstáculo a superar. Mas, felizmente, do outro lado estava a querida Amalia, quem eficientemente tinha desempenhado seu papel dentro de sua comissão, e habilmente administrou os nossos recursos para se prover de materiais e improvisar uma jangada junto com os outros engenheiros, com câmaras de carro, madeiras e cordas. Dessa maneira, ocupando-a de duas em duas pessoas com suas respectivas bicicletas, procedemos a atravesar o rio todos.

team building em bariloche

Enquanto isso, o mesmo estava acontecendo com os Exploradores, que, de seu território, estavam atravessando outro rio similar, para depois se reunirem conosco e entrarem juntos na área sob conquista.

A verdade é que foi muito lindo nos encontrarmos todos, ambas as equipes. Ali mesmo, e em franca camaradagem, tivemos a oportunidade de avaliar os problemas e projetar nossas atitudes de maneira mais solidária e comprometida.

A Conclusão

São seis e meia da tarde. Estou voltando para casa de metrô, porque, embora hoje não tenha havido ruas bloqueadas, é mais rápido para mim e me permite colaborar com a sustentabilidade da cidade. Com Karina, esta noite celebramos nosso compromisso, e pedi a Ignacio que seja meu padrinho de casamento.

Já faz algum tempo que a Amalia comprou uma bicicleta e, na semana passada, vi ela no noticiário exigindo mais ciclovias.

Steve nos enviou um e-mail dos EUA parabenizando nosso desempenho na campanha de lançamento, junto com uma foto… comemorando sua vitória com a equipe das Raposas. Lá, os Pumas perdemos. Mas, felizmente,… aqui todos ganhamos.

On Key

Postagens relacionadas

cerro catedral

Férias de inverno em Cerro Catedral

Venha viver momentos de pura emoção. Venha celebrar a amizade e o amor. Deixe uma lembrança inesquecível gravada em seu coração nestas férias de inverno no Cerro Catedral.

Team Building em Bariloche

ENTRE EM CONTACTO COM A SUR FANTÁSTICO

Estamos em São Paulo e Bariloche

Você encontrará inspiração para seu evento em Bariloche e Norte da Patagônia em nosso site. Envie-nos um e-mail ou marque uma consulta com um designer especializado.